Pesquisa inédita revela como tecnologia, sustentabilidade e satisfação do consumidor redesenham a logística

A SimpliRoute, líder em roteirização inteligente na América Latina, lança o State of Logistics 2025, um estudo inédito que analisa os desafios, oportunidades e transformações da logística. Pela primeira vez, colaboradores de empresas de pequeno, médio e grande porte compartilharam suas percepções sobre temas estratégicos como digitalização, eficiência operacional e sustentabilidade, fornecendo uma visão abrangente sobre um setor essencial para o crescimento econômico, tecnológico e sustentável do país. Foram cerca de 900 profissionais da logística entrevistados, que, tradicionalmente, abrange toda a América Latina e agora conta com dados exclusivos sobre o Brasil.

Segundo a pesquisa, apenas 30% das empresas brasileiras declararam investir em Inteligência Artificial (IA) para melhorar os processos logísticos, evidenciando um potencial ainda pouco explorado na cadeia de suprimentos.

Segundo Javiera Lyon, COO da SimpliRoute, ainda há um gap no setor. Quando se trata do uso de IA no atendimento ao consumidor, por exemplo, 76,5% das empresas já adotaram essa tecnologia. “Quem resolver esse gap sairá na frente, principalmente no Brasil, onde a logística representa um custo médio de 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB)’’, analisa.

Quando o tema é sustentabilidade como estratégia das empresas no setor, 59% das empresas já adotam medidas para reduzir impactos ambientais, o que pode ser considerado um número baixo frente às exigências do mercado e a urgência climática. Por outro lado, as KPIs, métricas que avaliam o progresso das áreas de uma organização, focam na quantidade de CO2 gerado, (23,7%), em seguida a satisfação do cliente (18,8%). "Dados mostram que o transporte responde por 11% das emissões globais e as empresas estão acordando para esse desafio", explica Javiera.

O estudo também analisou aspectos fundamentais como a eficiência das operações, com 80% das empresas relatando desafios significativos na logística; o avanço da segurança de dados e criptografia, elementos essenciais para um setor cada vez mais digitalizado, onde 58% das entrevistadas implementam medidas rigorosas de segurança e criptografia de dias; e também processos de devolução de compras, com a logística reversa sendo foco de análises de 66% dos entrevistados.

“Atualmente a logística deixou de ser apenas um setor operacional para se tornar um diferencial competitivo e estratégico para os negócios. O objetivo do State of Logistics 2025 é oferecer insights que ajudem empresas e investidores a compreenderem o cenário e anteciparem tendências’’, explica a diretora de operações.

Sobre a SimpliRoute

A SimpliRoute é uma empresa de tecnologia para logística, fundada em 2014. Com mais de 1000 clientes em 26 países, em dois continentes, oferece soluções personalizadas para otimização de rotas, redução de custos operacionais e melhoria da eficiência das operações logísticas, atendendo companhias de todos os portes. Suas soluções utilizam inteligência artificial e algoritmos avançados para o planejamento de rotas, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a tomada de decisões dos clientes.

Site: https://simpliroute.com/
Instagram: https://www.instagram.com/simpliroute.brasil/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/simplirouteoficial/posts/?feedView=all