Em um ano de muitas novidades, Florestan Fernandes forma mais 1,5 mil alunos
A noite de 12 de dezembro foi de celebração para os 1,5 mil alunos da Fundação Florestan Fernandes que se formaram em um dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela instituição, uma autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema. A cerimônia de encerramento das formações, no auditório da sede da Florestan, contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além do prefeito do município, Taka Yamauchi, vereadores e outras autoridades.
Esse é o segundo ciclo de cursos do ano. A instituição oferta formações em áreas bem diversas: Tecnologias da Informação, Confecção, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Administração e Gestão, Juventude, Serviços e Terapias Naturais.
Hilton Alves Moreira, diretor-presidente da Florestan, explica que 2025 foi um ano com muitas mudanças e melhorias para alunos, professores e todos os colaboradores. “Neste primeiro ano da nova gestão, tivemos muitos desafios. Acrescentamos mais conteúdo a alguns cursos, como o de Elétrica Residencial e Automação. O curso de Cabeleireiro vai ganhar um estúdio novo, a sala onde são oferecidos os cursos de costura foi reformada. Criamos um curso de Desenvolvimento de Games, que acontece em uma sala nova, moderna, onde é trabalhada também a formação que envolve inteligência artificial. Esse é o perfil da nossa gestão, ou seja, priorizar a qualidade. Por ser um serviço público é que precisa ser bom.”
Outra novidade apontada por Hilton foi a assinatura pelo prefeito, em dezembro - mês de aniversário de Diadema -, da ordem de início de serviço para a reforma da sede da Florestan Fernandes, que faz 30 anos em 2026. “Será uma reforma completa, do para-raios até o alicerce do nosso prédio”, completa.
Para o prefeito, a transformação da Florestan se insere no contexto do conjunto de mudanças pelas quais passa Diadema desde o início do ano. “Em pouco mais de 11 meses, zeramos a fila para conseguir uma vaga em creches, e zeramos a fila de muitos exames, como tomografia, mamografia, raio-x e eletrocardiograma. E até eliminamos os pancadões, que tiravam o sossego de nosso povo”, afirma.
O chefe do Executivo deu uma saudação especial para os professores, alunos e seus familiares. “É preciso honrar cada professor que se dedica de corpo e alma aos alunos aqui da Florestan. Vocês fazem a diferença na vida de todos. Também quero saudar os familiares dos alunos. A gente sabe o quanto é honroso ver seus filhos, pais, mães, sendo formados pela nossa escola.”
Um desses alunos é João Benedito Alves, 46 anos, que completou o curso Inteligência Criativa: IA no Trabalho + Canva. Ele fala sobre sua experiência na Florestan. “Foi maravilhoso ter essa oportunidade de trabalhar com inteligência artificial. Aprendi coisas que não imaginava que dava para fazer com IA. Tenho outra visão do mundo hoje.”
Para ele, o conhecimento adquirido vai ser muito útil em sua vida profissional. “Tenho uma empresa e esse curso vai me ajudar demais na parte de mídia social, de divulgação dessa empresa”, completa.

