Ações sociais da COOP garantem doação de 1 mil toneladas de alimentos
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam no lixo, o equivalente a 46 milhões de toneladas por ano. Essa perda representa um prejuízo de R$ 61,3 bilhões anuais, enquanto 8,7 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar e nutricional grave, conforme dados do Governo Federal.
Diante desse cenário e alinhada aos princípios cooperativistas, a rede de varejo Coop mantém diversas iniciativas sociais, realizadas por meio da vertente Coop Faz Bem pra Comunidade, integrante da plataforma de responsabilidade social Coop Faz Bem, que contribuem para reduzir esses índices, especialmente nas 10 cidades onde atua, entre o ABC e o interior de São Paulo.
A adesão da Coop aos movimentos sociais que buscam levar comida à mesa das famílias em vulnerabilidade social gerou, até novembro de 2025, a doação de 970 toneladas de alimentos, sendo 10 doadas pelos próprios cooperados nas 31 ações de arrecadação de gêneros alimentícios promovidas nas suas lojas. Desse total, 1,7 tonelada foi coletada durante as 10 edições do Dia Solidário, uma iniciativa da prefeitura de Santo André que a marca Coop abraça desde março de 2025.
Mensalmente, numa espécie de rodízio, uma das lojas Coop na cidade abre as portas à campanha no primeiro ou segundo sábado do mês, direcionando toda a arrecadação ao Banco de Alimentos para distribuição às famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Além do Dia Solidário, a Coop também apoia ao longo do ano outras causas alinhadas ao mesmo propósito. Moto Club Insanos, Trabalhadores da Última Hora e Rotary Club foram algumas delas que, juntas, arrecadaram 8.527 quilos nas unidades do Grande ABC e interior de São Paulo.
Panetone do Bem
Outra ação bem-sucedida foi o Panetone do Bem, que graças ao engajamento de cooperados e colaboradores, foram vendidas, no sábado (13 de dezembro), mais de 5 mil unidades (duas toneladas de panetones), tendo parte da renda revertida para as APAEs locais.
“Nada teria sido alcançado sem o engajamento genuíno dos nossos cooperados, clientes e parceiros que carregam no próprio DNA o espírito da cooperação”, reconhece Vanessa Siqueira Gonçalves, gerente de Marketing, Comunicação e CRM, acrescentando que essa corrente do bem transforma iniciativas em resultados reais e permite ampliar o impacto social da cooperativa.

