Brasileira Profa Dra. Bianca Gama Pena leva debate sobre ética, inteligência artificial, engajamento de jovens, mulheres no esporte e inclusão social à agenda olímpica dos Jogos de Inverno de Milão

Enquanto Milão e Cortina d’Ampezzo recebem os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, a pesquisadora brasileira Dra. Bianca Gama Pena integra a agenda internacional do comitê olímpico de debates sobre o futuro do esporte ao participar do evento Olympic Values & Artificial Intelligence, que acontece nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, no Palazzo Lombardia, em Milão, na Itália.

Bianca é uma das palestrantes do painel “Ethical & Responsible AI”, dedicado à discussão sobre o uso ético, transparente e responsável da inteligência artificial no esporte, reunindo especialistas internacionais para refletir sobre os impactos da tecnologia na governança esportiva, na preservação dos valores olímpicos e na construção de políticas mais inclusivas.

Reconhecida como uma liderança global nas áreas de inteligência artificial, inovação para o esporte, Bianca Gama Pena é membro de quatro importantes entidades internacionais ligadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), entre elas o Comitê Internacional Fair Play (CIFP), o International Society of Olympic Historians (ISOH), o Panathlon Rio e o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.

Durante sua apresentação, Bianca destacará como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma estratégica para promover a igualdade de gênero e fortalecer o protagonismo juvenil, ampliando oportunidades de participação, liderança e inovação dentro do ecossistema esportivo. A pesquisadora também abordará o papel da tecnologia na formulação de políticas públicas e institucionais mais justas, inclusivas e alinhadas aos valores olímpicos.

“É uma grande honra participar deste evento a convite do presidente do Comitê Internacional Fair Play, Sunil Asbharwal, do qual faço parte como membro do board. A discussão sobre ética e inteligência artificial, especialmente no contexto de sua aplicação pelos quatro comitês ligados ao COI que organizam o encontro, é fundamental para ampliar o alcance dessas instituições, fortalecer suas vozes e engajar diferentes públicos — em especial os jovens.” Bianca Gama

Ao conectar IA, ética e impacto social, Bianca Gama Pena reforça a importância de pensar a inovação tecnológica como uma ferramenta capaz de transformar o esporte em um ambiente mais diverso, democrático e socialmente responsável — tema central dos debates que ocorrem paralelamente aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Sobre Bianca Gama Pena
Dra. Bianca Gama Pena é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Instituto de Matemática e Estatística (Departamento de Ciência da Computação) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. É coordenadora do Laboratório de Avaliação, Tecnologia Social e Inovação (LATESI/UERJ) e fundadora do eMuseum of Sport.

Pós-doutora em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Mestre e Doutora em Ciências do Esporte, Bianca integra o Comitê TECH365 do Comitê Olímpico Internacional (COI), coordena o Centro de Estudos Olímpicos do Rio de Janeiro (OSC/COI/UERJ) e é referência internacional em temas relacionados à inteligência artificial, ética, esporte e inovação social.
Saiba mais em: www.biancagamapena.com | https://www.linkedin.com/in/bianca-gama-pena-b141a478/

Serviço
Evento: Olympic Values & Artificial Intelligence.
Data: 12 de fevereiro de 2026.
Local: Palazzo Lombardia | Piazza Città di Lombardia, 1 – 20124, Milão, Itália.
Painel: Ethical & Responsible AI.
Horário: das 12h15 às 13h.
Participantes:
• Bianca Gama Pena – Pesquisadora e professora da UERJ; fundadora e diretora do eMuseum of Sport
• Emanuele Frontoni – Professor da Universidade de Macerata e co-diretor do VRAI Lab
• Pierre Zappelli – Ex-presidente do Panathlon International
Mediação: Izabella de Bessenyey – Doutoranda da Universidade de Cambridge (CHIA)