Consórcio ABC conquista R$ 5,1 milhões e entrega 3,6 mil armas as GCMs da região
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC conquistou um investimento de R$ 5,1 milhões para o fortalecimento da segurança pública regional, por meio da adesão ao programa federal Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa garante a entrega de 3.657 equipamentos de menor potencial ofensivo às Guardas Civis Municipais (GCMs) do Grande ABC, incluindo tasers e espargidores de agente químico (o popular gás de pimenta).
Ao todo, foram destinados 1.133 tasers, distribuídos entre os municípios de Diadema (169), Santo André (229), São Caetano do Sul (183), São Bernardo do Campo (433) e Mauá (119).
Já os espargidores de agente químico somam 2.524 unidades, com a seguinte distribuição: Diadema (380), Santo André (538), São Caetano do Sul (365), São Bernardo do Campo (901), Mauá (237) e Ribeirão Pires (103).
Os municípios que não receberam equipamentos não atenderam aos critérios estabelecidos pelo programa federal.
Para o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a conquista representa um marco para a região. “Hoje é um dia histórico para o Grande ABC. Estamos recebendo um investimento do Governo Federal para a segurança pública, com foco em reforço de equipamentos e capacitação. Este é um trabalho que chega na ponta, beneficia diretamente a população, que terá uma guarda mais equipada e com qualificação para atuar no combate ao crime”, afirmou.
O secretário nacional da Justiça e Segurança Pública, Mário Sarrubbo, destacou a importância desta parceria com as sete cidades. “O trabalho do ministério é feito exatamente neste sentido, de fortalecermos os entes federados e as forças de segurança, buscarmos a integração entre todos os agentes da Segurança do Brasil. E é exatamente isso que viemos fazer aqui no Grande ABC, uma região muito importante do Estado de São Paulo”, declarou.
O ato de entrega contou com a presença dos prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira; Mauá, Marcelo Oliveira; e Rio Grande da Serra, Akira Auriani; além do deputado estadual Rômulo Fernandes, secretários municipais da área e comandantes das GCMs, além de outras autoridades.
Além da entrega dos equipamentos, a parceria com o Governo Federal prevê treinamento e capacitação continuada das guardas da região. A proposta é garantir que os agentes estejam plenamente preparados para o uso adequado dos equipamentos, seguindo protocolos técnicos e operacionais, reforçando uma atuação mais eficiente, segura e alinhada às diretrizes nacionais de segurança pública.
Sobre o Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC articula políticas públicas regionais voltadas ao desenvolvimento integrado dos municípios, promovendo ações conjuntas em áreas estratégicas como segurança, saúde, mobilidade e desenvolvimento econômico, entre outros.

