Coral "A Voz da Galera Idosa" leva clássicos da música brasileira ao Teatro Elis Regina
Nesta quinta-feira, dia 12, o Teatro Elis Regina recebe a apresentação do coral “A Voz da Galera Idosa”, formado por pessoas da terceira idade atendidas pelo Centro Dia da Pessoa Idosa de São Bernardo do Campo, serviço da prefeitura de São Bernardo do Campo e executado pelo Instituto Ficar de Bem. O espetáculo reúne cerca de 35 participantes e apresenta um repertório composto por clássicos da música tradicional brasileira e marchinhas de carnaval. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e acontece às 14h.
A apresentação integra o Projeto Sonoridades, que desenvolve atividades de musicoterapia com os usuários do Centro Dia, utilizando a música como ferramenta para a promoção da saúde emocional, o estímulo cognitivo e a valorização da memória, da identidade e da história de vida das pessoas atendidas pelo serviço.
Amanda Wachtler, coordenadora de projetos do Instituto Ficar de Bem explica que a iniciativa tem se mostrado fundamental para o fortalecimento da autoestima, do engajamento e da participação social dos participantes, ao mesmo tempo em que reafirma o papel da arte como ferramenta de cuidado e inclusão.
“O Centro Dia do Idoso é um equipamento público que atende pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento especializado, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de ações voltadas à autonomia e independência na terceira idade. O coral nasce desse cuidado diário, como um espaço seguro de expressão, troca e reconhecimento, onde cada participante pode se perceber ativo, valorizado e protagonista da própria história. Estamos muito felizes e entusiasmados em proporcionar essa experiência para eles", comenta.
A apresentação conta também com a presença dos usuários da UBS Vila Marchi, em uma ação integrativa que destaca a importância da convivência e da visibilidade da pessoa idosa como sujeito ativo na vida cultural do município.
Sobre Ficar de Bem
O Instituto Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 37 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Com 20 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a Ficar de Bem mantém parcerias com o poder público - Prefeitura de Santo André, de São Bernardo, Diadema e agora, Mauá - que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

