Maior piscinão da América Latina inicia operações como uma das grandes conquistas do Consórcio ABC para a região

O maior piscinão da América Latina começou a operar oficialmente na manhã desta terça-feira (23/12), em cerimônia de inauguração realizada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A entrega do equipamento representa uma grande conquista do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no enfrentamento às enchentes e um avanço estrutural decisivo para a segurança hídrica e a mobilidade urbana da região.

A construção do Piscinão Jaboticabal é debatida há mais de dez anos pelo Consórcio Grande ABC. Em 2016, o órgão intermunicipal apresentou o Plano Regional de Macro e Microdrenagem do Grande ABC, tendo entre seus objetivos o levantamento das medidas estruturais que devem ser implementadas para combater as enchentes, seguindo as diretrizes de impactos e benefícios regionais.
Entre as 259 medidas estruturais propostas no plano, o Piscinão Jaboticabal destacou-se como a obra mais importante para o combate às enchentes no Grande ABC.

O projeto foi destravado em março de 2019, após fortes chuvas que atingiram a região. Na ocasião, os prefeitos das sete cidades participaram de uma reunião, agendada pelo Consórcio ABC, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, e apresentaram documento que apontava a importância da obra no combate às enchentes na região. Quatro meses depois, o Governo do Estado publicou o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para desapropriação das áreas necessárias para a construção do equipamento.

Ao longo dos dois últimos anos, o Consórcio ABC realizou agendas com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e visitas técnicas nas obras para acompanhamento do projeto e reforço da importância do empreendimento para a região.

Para o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a entrada em operação do equipamento simboliza a força da cooperação regional. "Essa é uma conquista coletiva, construída com diálogo, planejamento e união entre os municípios e o governo estadual. O Consórcio ABC teve um papel fundamental ao manter esse projeto como prioridade na agenda regional e ao atuar como ponte entre os prefeitos e o Governo do Estado. Hoje, o Grande ABC colhe os frutos de uma política pública pensada de forma integrada e com foco na proteção da população", afirmou.

Também participaram da agenda os prefeitos de São Caetano do Sul, Tite Campanella; de Ribeirão Pires, Guto Volpi (que é vice-presidente do Consórcio Grande ABC); e da capital, Ricardo Nunes. O secretário-executivo da entidade regional, Aroaldo Silva, e o diretor de Programas e Projetos do órgão intermunicipal, Luiz Zacarias, também marcaram presença no ato.

Desde as primeiras discussões, o Consórcio destacou a urgência de uma solução integrada e de grande porte para minimizar os impactos das chuvas intensas que historicamente afetam os municípios do ABC.

O piscinão tem capacidade para armazenar até 900 mil metros cúbicos de água, volume equivalente a 360 piscinas olímpicas, contribuindo para o controle de inundações em uma área de até 100 km². Possui 13 metros de profundidade e ocupa uma área de 130 mil m², ligando o Córrego Jaboticabal, nas proximidades da Rodovia Anchieta, ao Ribeirão dos Meninos.

Para auxiliar no escoamento da água acumulada, foram instalados seis conjuntos de motobombas, cada um com vazão de 850 litros por segundo. O investimento por parte do Governo do Estado de São Paulo é de aproximadamente R$ 573 milhões.