MEC renova automaticamente reconhecimento dos cursos da FMABC por conta de alto desempenho
O Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu nesta semana do Ministério da Educação (MEC) a confirmação da renovação de reconhecimento de 4 cursos de graduação sem a necessidade de visita "in loco", por conta da nota máxima conquistada nas avaliações recentes promovidas pelo órgão regulador de ensino. A portaria foi publicada pelo Diário Oficial no dia 2 de fevereiro.
Os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia (nos períodos vespertino e noturno) e Tecnologia em Gestão Hospitalar foram agraciados com a renovação automática e com isso estão habilitados e recomendados pelo MEC durante o próximo ciclo de três anos.
A renovação automática de reconhecimento de curso pelo MEC ocorre de forma periódica para cursos com indicadores de qualidade satisfatórios (nota 4 ou superior no Enade/CPC) e sem pendências administrativas. Esse processo, que simplifica a burocracia, dispensa a avaliação in loco quando os requisitos de qualidade são mantidos, garantindo a validade nacional dos diplomas.
No caso do Centro Universitário FMABC, um diferencial para a conquista foi a nota máxima conquistada no último recredenciamento institucional promovido pelo MEC, onde foram apontados como pontos fortes da instituição os processos de planejamento, avaliação e desenvolvimento institucionais, o incentivo às práticas acadêmicas, como a iniciação científica e a internacionalização, o alto nível de qualificação dos docentes e as estruturas físicas adequadas às necessidades de ensino.
"O reconhecimento do MEC é mais uma conquista que mostra o alto nível dos nossos cursos e nosso investimento em estrutura. Recentemente temos tido várias provas da qualidade da nossa graduação, além das notas no Enade e no Enamed. Seguiremos formando profissionais de saúde capacitados para atender a população", explica Roseli Oselka, pró-reitora de graduação do Centro universitário FMABC.

