Solução de IA para medição da saúde mental em empresas ganha destaque internacional com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP

A Agile Health Tech, que melhora a performance de empresas oferecendo um cuidado humano integral potencializado por uma plataforma proprietária com IA, vem ampliando sua presença no Brasil e no exterior com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), por meio do Programa SP Global Tech.

Empresa de São Bernardo do Campo, a expansão da startup tem sido impulsionada por iniciativas da SCTI voltadas à inovação e internacionalização. A Agile foi uma das 10 empresas selecionadas pelo programa São Paulo Global Tech, para participar do Web Summit Lisboa, um dos principais eventos globais de tecnologia, realizado em novembro.

Segundo Rogério Ribeiro, “A participação neste evento abriu portas para projetos colaborativos com a Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal e o Barcelona Health Hub. Estes são os primeiros passos para validação na comunidade européia e a escala de mercado”.

O SP Global Tech é um programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a InvestSP, que apoia a internacionalização de startups paulistas, oferecendo preparação, conexões e oportunidades em mercados externos. A iniciativa seleciona empresas inovadoras para participar de missões, eventos e ações estratégicas no exterior, ajudando a ampliar a competitividade, atrair investimentos e posicionar São Paulo como referência global em tecnologia.

A empresa desenvolve uma tecnologia baseada em inteligência artificial para identificar precocemente riscos de saúde e estresse e oferecer um cuidado proativo e preventivo. A solução combina a empatia do atendimento humano e o potencial da inteligência artificial para personalizar orientações para o cuidado e direcionamentos no sistema de saúde, alcançando, segundo a startup, até 80% de engajamento e resolvendo cerca de 60% das demandas físicas e emocionais de colaboradores.

“Já cuidamos da saúde de mais de 30 mil pessoas com uma tecnologia que une IA e um toque humano via aplicativo de mensagens. Os resultados são incríveis”, afirma o médico Rogério Silicani Ribeiro, sócio-fundador da Agile Health Tech.
A empresa também passou pelo IPT Open, hub de inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à SCTI. A participação no programa reforçou a maturidade tecnológica da solução. Segundo Ribeiro, “o IPT Open garantiu uma aceleração com robustez, e o IPT foi a engenharia de elite da Agile. O apoio das instituições da SCTI nos deu acesso a conhecimento técnico e científico impossível de alcançar no mesmo ritmo trabalhando sozinho”.

A validação da solução no InovaHC, núcleo de inovação do Hospital das Clínicas, foi a primeira a ser contratada no Marco Legal das Startups na área de Saúde, o que reforça ainda mais a credibilidade do projeto. Para o fundador, testar e validar cientificamente o poder preditivo da inteligência no maior complexo hospitalar da América Latina artificial foi decisivo para consolidar a prova de conceito.

SCTI fortalece startup com o Spai
O avanço da Agile Health Tech também faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), política pública da SCTI para incentivar a interação entre os ambientes inovadores do estado, com o objetivo de gerar benefícios concretos, econômicos e sociais, para as cidades e suas populações. Ribeiro afirma que a entrada no programa foi determinante para a evolução da empresa. “A Agile não seria o que é hoje sem o apoio da SCTI. O ecossistema da secretaria nos deu base para transformar uma ideia — que nasceu na academia com apoio da Fapesp — em uma empresa com tecnologia de ponta pronta para competir globalmente”.

O secretário da pasta, Vahan Agopyan, destaca a importância de ver soluções de saúde corporativa avançando para o mercado internacional. “O desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho depende de condições favoráveis, e isso passa necessariamente pela saúde física e mental dos colaboradores. É uma satisfação ver essa área contemplada pelo nosso programa de internacionalização”, afirma.

Sobre a SCTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI) é o órgão responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ecossistema paulista de inovação, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Atuando em parceria com universidades, institutos de pesquisa, empresas e startups, a SCTI promove iniciativas que estimulam a transformação digital, a competitividade e a geração de conhecimento aplicado em benefício da sociedade.

Entre suas ações estão programas de fomento à inovação, capacitação tecnológica, empreendedorismo científico e internacionalização de startups, consolidando São Paulo como referência nacional e global em ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria conta com as seguintes entidades vinculadas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(FAPESP), Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. (IPT), Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CPS), Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).