Tradição e patriotismo: Câmara de São Caetano realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Tiro de Guerra

Em uma noite marcada por simbolismo e espírito cívico, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul promoveu, na quinta-feira (8), uma sessão solene em comemoração ao Dia do Tiro de Guerra, no Plenário dos Autonomistas. A cerimônia celebrou o papel histórico e formativo do Tiro de Guerra 02-069, instituição que há décadas transforma jovens em cidadãos comprometidos com os valores de disciplina, ética, civismo e amor à pátria.

Representando o presidente da Câmara, Doutor Seraphim (PL), o vereador Américo Scucuglia Júnior (PRD) conduziu a solenidade e destacou a importância do Tiro de Guerra na formação de gerações. “É uma honra reconhecer o Tiro de Guerra, instituição que, há décadas, forma jovens disciplinados e comprometidos com valores cívicos e patrióticos. A dedicação dos atiradores vai além do serviço militar; suas ações comunitárias inspiram a sociedade e reforçam o papel essencial desta instituição na construção de um futuro mais justo e digno. O legado de vocês é permanente, e por isso parabenizo cada um, pois sem o trabalho de vocês, não teríamos esta sessão hoje", declarou.

Em alusão à data, Wagner Antonio Natale resgatou o papel histórico da instituição. “O Tiro de Guerra estava presente em São Caetano antes mesmo da nossa emancipação. Vocês, que hoje colhem os frutos do desenvolvimento da cidade, têm o dever cívico de retribuir. Sejam homens de caráter, amem suas famílias, orgulhem-se do seu trabalho e honrem diariamente esta cidade que nos acolhe”, afirmou.

O Subtenente Anderson Sales Lima, chefe da instrução do Tiro de Guerra, reafirmou os valores transmitidos pela instituição. “No Tiro de Guerra, moldamos homens que compreendem o amor à pátria, que começa com o cuidado à cidade, às ruas e à nossa gente. Neste plenário, testemunhamos hoje a grandeza dessa missão, em que veteranos, atiradores e futuras gerações se unem por um mesmo ideal, perpetuando valores que transcendem o tempo", destacou.

O Coronel Murilo Contin, da 2ª Região Militar, enalteceu a atuação do Exército Brasileiro. "Os Tiros de Guerra representam muito mais do que unidades de instrução; são verdadeiros viveiros de virtudes, onde se formam cidadãos de caráter, imbuídos dos valores fundamentais de disciplina, honra e patriotismo. Absorvam cada lição, pois vocês têm o privilégio de aprender com instrutores exemplares. Vocês foram selecionados entre os melhores, que personificam em sua conduta a essência dos valores humanos e da excelência profissional", ressaltou.

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou o papel transformador do Tiro de Guerra: "Tenho certeza de que todos vocês sairão desta instituição não apenas como atiradores qualificados, mas como cidadãos que aprenderam a valorizar a família, a pátria e, acima de tudo, o respeito ao próximo. Nossa eterna gratidão aos veteranos e instrutores que, com o seu legado de serviço e excelência, seguem inspirando as novas gerações por meio do exemplo concreto de civismo e liderança", concluiu.