Barbeiro de Ribeirão Pires é campeão brasileiro do World Barber Championship

Do menino que varria os fios de cabelos no salão de cabeleireiro dos tios ao atual campeão brasileiro do World Barber Championship - uma das maiores competições nacionais do ramo da barbearia. Essa é a trajetória de Paulo Araújo Rodrigues, mais conhecido como Junior, barbeiro ribeirão-pirense que se destacou ao longo das etapas do torneio e trouxe para casa o tão almejado troféu de campeão. Junior é responsável pela JRBSHOP, barbearia que está desde 2010 em atuação na cidade de Ribeirão Pires. Atualmente, o estabelecimento fica localizado na rua Capitão José Galo, na região central da Estância.

A trajetória para chegar ao primeiro lugar do World Barber Championship Brasil foi marcada por inúmeras tentativas, mas que sempre passaram de raspão. Mesmo não atingindo seu principal objetivo, Junior sempre apresentou bons resultados nos torneios em que participou - entre eles o BarberDay Conference em 2014, ocasião em que garantiu a 5ª melhor colocação no campeonato de nível mundial.

Apesar dos tropeços, o barbeiro não desistiu de alcançar seu objetivo e passou a buscar o aperfeiçoamento do seu trabalho. Graças a sua dedicação e comprometimento, essa história começou a mudar quando ele foi escolhido para representar São Paulo na fase nacional do World Barber Championship -seletiva que aconteceu antes da pandemia da Covid-19.

A ansiedade para participar do campeonato nacional era tamanha, mas em razão do avanço dos casos de coronavírus pelo mundo, Junior precisou esperar dois anos para que o título chegasse até suas mãos. “Foram dois anos esperando. Imagina, você saber que ganhou e esperar dois anos para acontecer a final pelo Brasileiro. Fiquei bem nervoso”, relembrou.

A prova que consagrou Junior como o grande campeão aconteceu na JRBSHOP, ocasião em que o barbeiro teve 30 minutos para executar o corte e mais 20 minutos para fazer a barba do modelo.

O barbeiro lembrou que foi pego de surpresa momentos antes do início da prova, após os jurados afirmaram que o modelo escolhido por ele não seria ideal para uma final. “Eu estava focado em um modelo, mas tive que mudar meu foco. Fui bem confiante dessa vez e convicto do que eu queria. Acho que o grande segredo do sucesso hoje é isso. Tudo valeu como experiência, desses anos que eu recebi não, de todos os erros que cometi”, ressaltou o campeão.

Junior recebeu das mãos do embaixador da Wahl Clipper, Pianta Henrique, o troféu de campeão do World Barber Championship Brasil. O anúncio e a entrega do troféu aconteceram no dia 11 de julho. Agora, o barbeiro se prepara para participar do Mundial, com premiação prevista para acontecer em janeiro de 2023 em Portugal.

“Esse campeonato não foi para provar que eu sou melhor que meu adversário. Nunca quero ser melhor que ninguém. A maior disputa foi brigar comigo mesmo, me superar e sair desse nível. É muito mais difícil do que você sermelhor do que o outro”, afirmou.

O barbeiro ainda contou que possui dois grandes sonhos, que é entrar para duas marcas do ramo da beleza, no caso a Wahl e a Taiff. “No meu coração está muito convicto isso, eu estou acreditando muito que vou entrar.” Junior ainda contou que recentemente foi convidado pela Taiff para participar de um evento, o que lhe deixou confiante para o futuro.

“Para conseguir algo, alguém tem que carregar sua bagagem. Então, eu só tenho que agradecer o apoio da minha família, da minha esposa, dos meus  parceiros e amigos, da empresa “É o Corre”, que trabalha junto com a gente, e do Instituto Ana Hickmann”, finalizou o campeão brasileiro.

Com colaboração da Jornalista: Thainá Maria