Ribeirão Pires está entre as cidades mais seguras do Brasil, aponta ranking

Ribeirão Pires ocupa a 11ª colocação entre as cidades mais seguras do Brasil, segundo ranking elaborado pela MySide, empresa do setor imobiliário. A cidade também aparece como o 9º município mais seguro do Estado de São Paulo. O levantamento considera apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

A cidade também tem se destacado na redução da criminalidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ribeirão Pires registrou, no primeiro trimestre de 2025, a maior queda no índice de roubos da região do Grande ABC, com uma redução de 46,27%. Houve também uma diminuição de 41% nos casos de furto e roubo de veículos.

“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Segurança pública é prioridade na nossa gestão e vamos continuar trabalhando, lado a lado com as forças policiais, com ações integradas entre as cidades do Grande ABC, para continuar garantindo a segurança da população de Ribeirão Pires”, disse o prefeito Guto Volpi.

Entre os investimentos em segurança pública estão as novas bases da Guarda Civil Municipal na Quarta Divisão e no Centro Alto, nova sala de videomonitoramento no Paço Municipal, intensificação das rondas ostensivas, realização de operações integradas com forças policiais e também implantação do Aplicativo Ana, dedicado a mulheres com medida protetiva.

Investimento em Tecnologia – A Prefeitura de Ribeirão Pires investiu na ampliação do sistema de videomonitoramento 24 horas. Com a criação do programa Escudo Digital, integrado à Muralha Paulista, foram instaladas cerca de 200 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. A Estância avança para instalação de cerca de 30 câmeras dedicadas às divisas da cidade.

Ação Regional - A integração entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) das sete cidades do Grande ABC foi formalizada com a assinatura do termo de cooperação técnica pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Com o acordo, as GCMs podem atuar em conjunto em operações preventivas e repressivas, além de compartilhamento de imagens e informações sobre denúncias de infrações.