Modernização e ampliação do Complexo Nova Ceasa ABC irá beneficiar 5 milhões de pessoas

Com o objetivo de otimizar o uso do terreno da Ceasa (Central de Abastecimento) Grande ABC, Santo André anunciou nesta quarta-feira (14) o lançamento do Complexo Nova Ceasa ABC. O espaço contará com a ampliação da sua capacidade operacional, implantação de um centro comercial de lojas, serviços e conveniência, entre outras melhorias.
“Este momento tem uma grande importância, na minha história, inclusive. Quanto eu tinha 12 anos, vinha com o meu pai de madrugada neste espaço que era conhecido como Ceasinha e agora, como prefeito, apresentar esse projeto como Complexo Nova Ceasa ABC é motivo de comemoração. Tenho muito orgulho de lançar este empreendimento que faz parte da minha história, da minha família e de muita gente”, comemorou o prefeito Gilvan Junior.
Com investimento de R$ 259 milhões da iniciativa privada, por meio do Consórcio Novo Ceasa ABC - responsável pela concessão do equipamento pelos próximos 35 anos -, o Complexo irá gerar 8 mil empregos diretos e 24 mil postos de trabalho indiretos.
“Estamos falando de um projeto com destaque em tecnologia e inovação, além de um representativo ganho logístico, de geração de renda e emprego. Nele está o que há de mais moderno em estrutura e serviços”, complementou o chefe do Executivo ao anunciar o início imediato das obras.
O local contará com um mercado municipal, boulevard de bares e restaurantes e um novo centro de compras, serviços e conveniência, proporcionando opções gastronômicas e de lazer em um só lugar.
Além da ampliação física, trará soluções modernas em logística refrigerada, rastreabilidade e digitalização dos processos.
Vale destacar que a construção utilizará estruturas pré-moldadas, garantindo agilidade, eficácia e sustentabilidade. O complexo vai contar ainda com captação de energia solar, reuso de água, gestão de resíduos sólidos e preservação da vegetação existente.
A iniciativa prevê aumento do número de boxes para o comércio de hortifrutigranjeiros passando de 63 para 325 e o de pedras, de 81 para 258, gerando aumento de 33% em relação ao projeto original.
O superintendente da Craisa, Reinaldo Messias, enfatizou as melhorias para investidores, permissionários e consumidores. “Temos muita demanda e agora a Nova Ceasa será o polo da região e do entorno dela. Vamos otimizar ainda mais o atendimento, inclusive com boxes setorizados, por exemplo. Com a ampliação, teremos novos players do segmento Agro neste Complexo”.
Estão previstos ainda um galpão do produtor com 3 mil metros quadrados e um novo banco de alimentos, que funcionará em um prédio de quatro pavimentos com 2 mil metros quadrados. Além disso, a ampliação da capacidade operacional beneficiará em média 5 milhões de pessoas, incluindo as regiões do Grande ABC, Zona Leste de São Paulo e Baixada Santista.
A estrutura é inspirada em modelos de mercados internacionais, como Rungis Market (França); Mercado Abastecedor de Lisboa (Portugal); New Covent Garden (Reino Unido) e Central de Abasto – México; além do Ceasa/RS.
“É uma grande satisfação integrar este projeto, já que este Complexo vem para contribuir em tecnologia, sustentabilidade e inovação, fortalecendo a rede logística e integração regional”, ressaltou Felipe Rubini, investidor do Complexo Nova Ceasa ABC.