São Bernardo alcança maior pontuação desde 2017 no Programa Município VerdeAzul

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Bernardo em 2025, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, garantiram à cidade a maior nota desde a adesão, em 2017, ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), selo de qualidade ambiental concedido pelo Governo do Estado às prefeituras que demonstram compromisso e eficácia na implementação de políticas de sustentabilidade. Com os 81 pontos obtidos – foram 71 em 2024 -, São Bernardo alcançou a categoria máxima do PMVA e conquistou sua certificação no programa estadual.

Conforme o resultado da avaliação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), São Bernardo se posicionou como melhor classificada entre as sete cidades do Grande ABC, já que Santo André alcançou 49 pontos e Ribeirão Pires, 61,5.

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda da área nos municípios. As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretrizes norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: governança ambiental, adaptação às mudanças climáticas, educação ambiental, saneamento básico (água, esgoto e drenagem), resíduos sólidos, qualidade do ar e mitigação de gases do efeito estufa, biodiversidade, arborização urbana, recursos hídricos e zoneamento ecológico-econômico.

Em São Bernardo, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) é responsável por coordenar todos os trabalhos de articulação com as Secretarias Municipais que possuem ações vinculadas à agenda proposta pelo PMVA, de acordo com a respectiva atribuição, bem como pela organização e envio das informações ao Estado. Foram reunidos cerca de 113 documentos comprobatórios das atividades realizadas no período de análise.

"Esse resultado positivo é reflexo da atuação estratégica da gestão do prefeito Marcelo Lima. O Programa Município VerdeAzul reflete a atuação do município, em diversas pastas, na busca da melhoria da qualidade ambiental para os moradores e para a cidade. O esforço conjunto das secretarias, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, reforça a sintonia e o alinhamento necessário para avançarmos na busca de melhores resultados", comenta o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci.

Como destaques que contribuíram para a pontuação alcançada por São Bernardo, são mencionadas a atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), a elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), a criação do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), além do sistema de gestão dos resíduos sólidos urbanos, que inclui coleta seletiva porta a porta em 100% da área urbana do município.

CERTIFICADO MUNICÍPIO VERDEAZUL – O selo é concedido aos municípios que atingem nota superior a 75 (setenta e cinco) pontos. Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada preferência na captação de recursos junto à SEMIL. O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado, para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.