Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

A estrutura da nova e moderna Ponte Estaiada de São Bernardo, na região do Planalto, está totalmente finalizada com significativo avanço das obras em 2025. Acompanhado da equipe técnica, o prefeito Marcelo Lima realizou a vistoria final nesta terça-feira (16/12), antes da entrega oficial marcada para o próximo sábado, dia 20 de dezembro. A inspeção integra a etapa conclusiva das intervenções da ponte, com objetivo de verificar as condições estruturais, operacionais e de segurança da nova ligação viária.

Considerada uma das maiores e mais estratégicas obras de mobilidade urbana do município, a ponte recebeu investimento total de R$ 200 milhões, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A estrutura foi projetada para absorver cerca de 20 mil viagens por dia, promovendo maior fluidez no tráfego e reorganizando a circulação em uma das regiões de maior volume de veículos da cidade.

A Ponte Estaiada de São Bernardo, construída próxima à divisa da cidade com Diadema, fortalece a ligação entre bairros como Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão, além de integrar o sistema viário municipal à Marginal do Ribeirão dos Couros e ao Corredor ABD, consolidando um novo eixo estruturante de deslocamento urbano em São Bernardo.

As obras tiveram início em junho de 2022 e chegaram ao fim de 2024 com cerca de 30% de execução. A partir de janeiro de 2025, a atual gestão imprimiu um novo ritmo ao empreendimento, com reorganização do cronograma e planejamento por ciclos produtivos. O avanço físico da obra saltou de 30% para praticamente 100% concretizada em 2025 – uma evolução de 70% em menos de um ano.

"Quando assumimos a Prefeitura, essa obra estava travada, com 30% de execução. Em poucos meses, conseguimos avançar praticamente toda a estrutura, com planejamento, organização e responsabilidade com o recurso público. Essa ponte representa um novo momento para a mobilidade de São Bernardo", destacou o prefeito Marcelo Lima.

ESTRUTURA - A megaestrutura possui cerca de 600 metros de extensão de cada lado – 1,2 km no total -, sendo mais de 200 metros de trecho estaiado. A obra é composta por dois viadutos estaiados e dois viadutos convencionais, implantados sobre a Avenida Piraporinha. A ponte também se conecta ao novo viaduto do Corredor ABD (Ponte Ribeirão dos Couros), peça fundamental para o fechamento do novo anel viário da cidade, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Do ponto de vista financeiro, foram desembolsados, em 2025, o equivalente a 60% de todo o investimento concentrado neste ano, o que mostra que o avanço físico acompanhou aporte importante da execução da obra. A entrega oficial da Ponte Estaiada está marcada para o dia 20 de dezembro e contará com programação especial para celebrar o momento da entrega.

MOVIMENTO E SOLIDARIEDADE - Para comemorar o novo equipamento, está marcada uma corrida de 5km, com a saída da Ponte, às 19h30. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas participarão do evento, prestigiando a inauguração com esporte e saúde.

Cabe frisar que a inscrição é mediante a 1 kg de alimento não perecível, na retirada do kit, que poderá ser feita nesta sexta-feira, 19/12, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, 1.155. O horário de retirada é das 18h às 20h, e há preferência por óleo, arroz e feijão. Os alimentos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo.

A premiação terá troféus para as categorias masculino e feminino aos 30 primeiros colocados, e na categoria PCD, para os 5 primeiros colocados. Todos os participantes ganham medalha, garantindo a festa e a valorização do evento.