Após ventania, força-tarefa da Prefeitura de São Caetano garante retomada dos serviços na cidade

A força-tarefa coordenada pela Prefeitura de São Caetano do Sul permitiu que a cidade retomasse sua normalidade mesmo depois da forte ventania e a chuva intensa que atingiu o município desde a madrugada de quarta-feira (10/12). Equipes de vários departamentos da administração trabalham desde os primeiros registros de ocorrências para restabelecer os serviços em São Caetano.

Após reunião do Comitê de Resiliência e Eventos Climáticos Extremos, realizado na quarta-feira, funcionários da Defesa Civil, SAESA (Serviço de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana), GCM (Guarda Civil Municipal), Smart Sanca e Corpo de Bombeiros agiram de forma coordenada para minimizar os impactos diretos causados pelos fenômenos climáticos.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (11/12), equipes do SAESA estão nas ruas para fazer a limpeza de galhos, troncos e plantas de árvores que caíram e foram recolhidas pela Defesa Civil. Parques municipais estão fechados desde quarta.

Além disso, há constante contato com a Enel para restabelecimento de energia elétrica em locais ainda sem luz - segundo cálculos da própria concessionária, 15 mil clientes ainda necessitam de religação do sistema. Há também próprios públicos sem energia elétrica, entre eles UBS Dolores Massei (Bairro São José), UBS Darcy Vargas (Bairro Mauá), Centro de Especialidades Odontológicas (Bairro Nova Gerty) e Farmácia de Alto Custo (Centro).

Segundo levantamento técnico da Prefeitura, os ventos chegaram a 50 km/h e a cidade registrou 100 mm de chuva em 24 horas. Foram contabilizadas 42 ocorrências de queda ou risco de queda de árvores, além de 35 pontos impactados por falta de energia elétrica, inclusive semáforos, e três situações de queda parcial de telhados. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.