Drenar São Caetano foca no cuidado com trabalhadores nas obras de combate a enchentes

Drenar São Caetano, o maior programa de obras de combate às enchentes da história da cidade, tem aumentado seu compromisso com a saúde, a segurança e o desenvolvimento humano dos trabalhadores.

Essa atuação junto aos funcionários é fundamental para garantir mais do que a execução técnica dos serviços, mas também profissionais preparados para os desafios do dia a dia da obra, nas ruas e em contato com os moradores. Tudo isso com promoção de bem-estar, qualificação contínua e um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro.

“Essas iniciativas refletem diretamente na qualificação dos trabalhadores. Com mais informação, acolhimento e suporte, os profissionais se tornam mais preparados tecnicamente e emocionalmente, o que contribui para ambientes mais seguros, produtivos e colaborativos", explicou Robson Souza, técnico de segurança do consórcio responsável pelas obras do programa.

Entre as práticas adotadas estão campanhas de vacinação, orientações periódicas de saúde e programas que ampliam a consciência coletiva sobre convivência, prevenção de riscos e valores humanos. Parte central dessa estratégia são os DDS (Diálogos Diários de Segurança), são encontros realizados antes do início das atividades, nos quais são reforçadas boas práticas de trabalho e comportamentos seguros.

DDS
Além das pautas tradicionais, como uso de equipamentos de proteção individual, prevenção de acidentes e organização do canteiro, os DDS abordam temas que impactam diretamente a qualidade de vida dos profissionais dentro e fora das obras, além de assuntos levantados por moradores, comerciantes e sociedade civil em geral, recebidos por meio da equipe de comunicação da obra.

Empatia, saúde física e mental, relações familiares, assédio moral e sexual, primeiros socorros e convivência saudável são tópicos que já foram discutidos com as equipes, sempre conduzidos por profissionais especializados nos respectivos assuntos.

A gestão reforça que o investimento nas pessoas é também investimento na própria obra: equipes mais informadas, saudáveis e valorizadas entregam melhores resultados, com mais eficiência e segurança, beneficiando toda a população.