Em São Caetano, Cuidar reabilita pacientes com dores crônicas e traumas ortopédicos para atividades do dia a dia

Inaugurado pela Prefeitura de São Caetano do Sul há dois meses, o Cuidar (Complexo Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Apoio e Reabilitação) Jorge Martins Salgado já está mudando, para melhor, a vida de muitos pacientes. Entre eles, os com dores crônicas e os que sofreram traumas ortopédicos.

O tratamento visando a plena reabilitação inclui sessões de fisioterapia, individuais e em grupo. O objetivo é fazer com que esses pacientes consigam retomar a realização de atividades do dia a dia sem dores ou limitações de movimentos.

“O atendimento é ótimo e melhorou muito a minha condição. Eu não sabia que os exercícios que faço aqui seriam tão importantes na minha recuperação. O tratamento tem sido perfeito”, elogiou a aposentada Neusa Marli Zerbini, de 58 anos, após participar de sessão em grupo na terça-feira (23/6). “Cheguei aqui com dores pelo corpo, principalmente nos joelhos, por conta de artrite e artrose. A fisioterapeuta me indicou 20 sessões, mas já quero fazer mais.”

A terapia em grupo é conduzida pela fisioterapeuta Gabrielli Vitali. “Esses pacientes chegam com queixa álgica muito grande e com limitação de movimentos. Então, além do tratamento individualizado, realizamos as sessões em grupo para fortalecê-los e reabilitá-los para todas as atividades de rotina.”

O barman Leonardo Justino, de 30 anos, se lesionou andando de skate. Após cirurgia, iniciou as sessões de fisioterapia. “Tive que reaprender a andar e sinto que estou quase 100%. É muito claro o progresso com as sessões.”