Encontro em São Caetano capacita equipes da Saúde para os ‘desafios da pediatria’
O cuidado com a saúde das crianças ganhou protagonismo nesta semana em São Caetano do Sul, com a realização do Encontro com Especialistas: Pediatria Descomplicada. Organizado pela Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente (USCA), da Secretaria de Saúde do município, o evento reuniu profissionais da rede pública para um dia de atualizações clínicas e de troca de experiências sobre temas fundamentais da pediatria. A atividade contou com apoio da Fundação do ABC (FUABC).
Com programação intensa, o encontro em 29 de outubro abordou assuntos como bronquiolite viral, puberdade precoce, diabetes e cardiopatias na infância, infecção urinária, dificuldades alimentares, saúde mental de adolescentes, anemia ferropriva e o diagnóstico precoce do câncer infantil. Além das palestras temáticas, o evento foi marcado pela apresentação de protocolos clínicos e das diretrizes de encaminhamento dos pacientes da rede de saúde municipal para os atendimentos especializados realizados na USCA.
De janeiro a setembro deste ano, a USCA contabilizou 9.824 atendimentos. Referência no cuidado pediátrico, a unidade recebe crianças encaminhadas, principalmente, pelo Programa de Saúde da Família e pelo Complexo Hospitalar da cidade. A equipe multidisciplinar atua com especialidades pediátricas que nem sempre estão disponíveis nas cidades vizinhas, o que amplia a resolutividade dos casos e melhora o acesso ao cuidado infantil qualificado.
Durante a abertura do evento, a coordenadora da USCA, Andrea Alencar, destacou que a proposta vai além da atualização técnica: busca aproximar os profissionais da rede e uniformizar os fluxos de atendimento. Segundo ela, o protagonismo da USCA no cuidado às crianças reflete o compromisso da gestão municipal com a excelência. “Estamos cuidando das nossas crianças com um modelo de saúde que é motivo de orgulho para São Caetano”, afirmou.
Secretária de Saúde do município, Dra. Adriana Berringer Stephan ressaltou os avanços conquistados com a formação de uma equipe técnica qualificada, comprometida com decisões colegiadas e estratégias colaborativas. Para ela, a integração entre as unidades e o fortalecimento da rede são diferenciais que elevam o padrão do atendimento infantil na cidade.
“O excelente atendimento que temos em São Caetano é elevado a um novo patamar com o trabalho primoroso desenvolvido na USCA. Temos um grupo altamente especializado, e os resultados são extremamente positivos, otimizando recursos e oferecendo atendimento de ponta para nossas crianças. É a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.
A proposta do evento – realizado no campus Centro da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – também esteve alinhada à programação da Prefeitura em celebração ao mês dedicado às crianças, com uma série de iniciativas voltadas ao bem-estar e desenvolvimento infantil.
Com base em um modelo de atenção integral e em constante aprimoramento, a USCA segue como um pilar da assistência pediátrica municipal, valorizando o trabalho em equipe, a capacitação contínua e o cuidado centrado nas necessidades da infância.

