Prefeitura de São Caetano inicia a capacitação das novas Mães Acolhedoras

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na manhã desta segunda-feira (19/1), no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, a capacitação das novas parcerias do Programa Mães Acolhedoras. São 250 mães na nova turma, que começará a prestar apoio nas escolas no dia 4 de fevereiro, uma semana antes da volta às aulas da rede municipal.

O Programa Mães Acolhedoras é uma parceria das secretarias municipais de Assistência e Inclusão Social (Seais) e Educação (Seeduc). As contempladas receberão auxílio mensal correspondente a um salário mínimo nacional vigente e seguro de vida coletivo.

“As mães são fundamentais dentro do nosso projeto educacional. Com o programa, elas passam a fazer parte integral do funcionamento das escolas, que hoje contam com uma média de 50 funcionários por unidade, bem acima da média nacional. Esta união, mães/funcionárias, nos ajuda a fazer uma Educação muito mais humana e com mais qualidade”, afirmou o secretário de Educação.

“É um programa que dá visibilidade e valoriza as mães, que além de auxiliar na rotina nas escolas, também contribui com a reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário da Seais.

“Esta é a minha primeira experiência efetiva como Mãe Acolhedora, apesar de eu já ter contato com o programa, pois o meu filho, o Bento, é autista e sempre estava na escola dele, ao lado das professoras e da diretora. Agora espero poder auxiliar as professoras dele e de todas as turmas”, externou Gabriela Lopes, 39 anos, moradora do Bairro Barcelona, mãe do Bento Lopes, 7 anos, estudante do 2º ano na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luiz Olintho Tortorello.