Shopping Metrópole apresenta horário "Compras Calmas" para promover conforto, acolhimento e bem-estar, inclusive para pessoas com TEA

As luzes, as histórias e o clima de celebração do mês de dezembro fazem do varejo um lugar mais sensível às emoções e revelam um comportamento que hoje se destaca ao longo de todo o ano: o desejo das pessoas por ambientes que ofereçam bem-estar, respiro e acolhimento.

Atento a esse movimento e aos apontamentos do seu NPS, que destacam a importância de experiências mais confortáveis e acessíveis, o Shopping Metrópole passa a oferecer, a partir do dia 13, um horário estendido de funcionamento e reforça uma iniciativa especial: os períodos de "Compras Calmas", com menor circulação de clientes e atmosfera mais tranquila. Esses momentos costumam ocorrer antes das 11h e após as 20h30, e são indicados para quem busca uma experiência mais serena, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

A proposta acompanha uma tendência crescente no varejo: criar microescapes emocionais, ambientes que ajudam a desacelerar e regulam o estado interno do consumidor em meio à rotina hiperestimulada. Estudos apontam que experiências que reduzem a carga sensorial e promovem bem-estar ampliam o tempo de permanência, fortalecem a conexão emocional e estimulam a preferência pelas marcas.

Acolhimento como parte da experiência
Além dos horários tranquilos, o Metrópole mantém investimentos contínuos em acessibilidade sensorial. Um dos destaques é a Sala Azul, localizada no Espaço do Cliente, projetada especialmente para acolher pessoas com TEA. O ambiente conta com iluminação adequada, elementos sensoriais calmantes e itens como abafadores de ruído, pulseiras de identificação e o cordão girassol — símbolo nacional das deficiências ocultas.

Essas iniciativas reforçam a construção de uma atmosfera que une conforto, inclusão e presença, transformando a visita ao shopping em uma experiência mais humana, segura e emocionalmente significativa para todos.

"O consumidor de hoje busca muito mais do que produtos: ele busca ambientes que façam bem. Nossa proposta com os horários de Compras Calmas e com a Sala Azul é justamente oferecer esse respiro, essa sensação de acolhimento e pertencimento. Queremos que cada visitante se sinta bem-vindo e cuidado em todos os detalhes", destaca Fabíola Peppe, gerente de marketing do Shopping Metrópole, administrado pela ALLOS, mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do país.

Funcionamento estendido
Lojas e praça de alimentação funcionarão até 23h em datas específicas ao longo de dezembro. A programação completa pode ser conferida abaixo.

Serviço
Horários para o fim do ano – Shopping Metrópole
Dias 13, 18, 19, 20, 22 e 23 – funcionamento das 10h às 23h
Dias 14 e 21 (domingos) – funcionamento das 10h às 22h
Dias 15, 16, 17, 26, 27, 28, 29 e 30 – funcionamento normal das 10h às 22h
Dia 24 – funcionamento das 9h às 18h
Dias 25/12 e 01/01/2026 – abertura facultativa das 12h às 20h