Estações São Caetano do Sul e Tamanduateí da CPTM recebem tecnologia inovadora para monitoramento e melhoria da qualidade do ar
Nesta quarta-feira (10), a CPTM avançou com a agenda de sustentabilidade e inovação ambiental ao iniciar a Prova de Conceito (PoC) da Árvore Líquida (Life Tree™). A solução biotecnológica, desenvolvida pelo Grupo Life Service, combina microalgas, fotobiorreatores e energia renovável para capturar CO₂ da atmosfera em um processo contínuo, contribuindo diretamente para a descarbonização e a melhoria do ar urbano.
As primeiras unidades foram instaladas nas estações São Caetano do Sul e Tamanduateí, onde permanecerão até o dia 1º de fevereiro, período no qual serão monitoradas e analisadas.
Durante a PoC, indicadores ambientais serão acompanhados mensalmente, incluindo:
- Eficiência na absorção de CO₂;
- Monitoramento em tempo real da qualidade do ar;
- Reaproveitamento da biomassa gerada, que será utilizada como biofertilizante.
A iniciativa marca mais um passo da CPTM com soluções urbanas inteligentes, que integrem inovação tecnológica, impacto socioambiental e modernização dos ambientes ferroviários. O projeto envolveu o Departamento de Inovação e Negócios em conjunto com diversas áreas técnicas, reforçando o compromisso da companhia com ESG, eficiência energética e desenvolvimento sustentável.
A parceria integra um conjunto de ações do novo programa de inovação e tecnologia da companhia e se conecta ao Programa de Comunicação Socioambiental, estruturado em três pilares: Comunicação Social, Educação Patrimonial e Educação Ambiental. O plano foi criado para ampliar a conscientização ambiental e fortalecer o diálogo com a sociedade.
A Árvore Líquida e as outras iniciativas recentes implantadas pela companhia, como a publicação do Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa, consolidam, ainda mais, a cultura organizacional voltada para práticas sustentáveis. Assim, a CPTM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.

