Tecnologia de ponta: 99 utiliza telemetria para criar sistema pioneiro no Brasil para ampliar a segurança das corridas em motocicletas

A 99, aplicativo líder em cobertura de duas rodas no país, está desenvolvendo uma funcionalidade inédita no mercado brasileiro baseada em telemetria, com o objetivo de tornar as corridas de 99Moto, que desde o dia 14 de maio retornou a operação na cidade de São Paulo, cada vez mais seguras para todos.
A empresa é a primeira no Brasil a aplicar dados reais captados por sensores do celular para monitorar, em termos de direção, o comportamento de motociclistas parceiros. Em parceria exclusiva com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), estão sendo realizados testes para calibrar a solução. O novo recurso se soma às mais de 50 funcionalidades de segurança já existentes na plataforma e traz os resultados de forma transparente para os motociclistas, deixando claro para eles quais comportamentos precisam ajustar a fim de terem uma direção mais segura.
“A 99 reforça seu compromisso com a segurança no transporte urbano ao lançar a Telemetria para Motos no Brasil, estamos orgulhosos em implementar uma solução localizada para as particularidades do trânsito do Brasil e desenvolvida com validação de especialistas brasileiros de uma instituição técnica séria e reconhecida como a Mauá”, afirma Igor Soares, diretor de Qualidade e Segurança da 99. “Diferente do trânsito de forma geral, a 99 consegue, por meio de tecnologias online, gerar dados precisos e intervenções preventivas em tempo real, contribuindo para evitar comportamentos de direção perigosa dos motociclistas e fortalecendo a sua contribuição para um trânsito mais seguro. Com este lançamento, a empresa reafirma sua liderança em tecnologias locais de segurança, demonstrando o valor que as plataformas agregam na discussão e solução de desafios da segurança viária das cidades”, completa Soares.
A 99 faz parte da companhia global DiDi Chuxing, que já utiliza esse sistema na China há mais de cinco anos e já está calibrada para categorias de quatro rodas. A parceria com o IMT, referência em Ensino, Pesquisa e Inovação e uma das principais instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina, permitirá que a tecnologia seja adaptada a veículos de duas rodas para que o sistema opere com mais precisão nas condições específicas do trânsito brasileiro. O novo recurso irá monitorar pontos críticos de direção, como frenagem e aceleração bruscas, curvas fechadas e mudanças abruptas de faixa, manipulação do celular enquanto dirige, entre outros, oferecendo dados e dicas educativas para melhorar a segurança no trânsito.
O Relatório de Direção será integrado ao Relatório de Segurança, funcionalidade já existente no aplicativo que traz a percepção dos passageiros sobre a forma como os parceiros conduzem as motos. Agora, com dados reais da tecnologia de telemetria, os motociclistas terão maior visibilidade sobre o seu comportamento na direção. Além dos conteúdos educativos já enviados regularmente via app, a plataforma trará também dicas de como agir em determinadas situações e como os motociclistas podem conduzir com mais segurança e contribuir para um ecossistema de mobilidade cada vez mais seguro para todos.
“Esse projeto simboliza como a engenharia pode — e deve — estar a serviço da sociedade. A união entre conhecimento técnico, ciência de dados e o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana permite criar soluções reais para desafios do cotidiano, como a promoção de uma condução mais consciente por meio da educação no trânsito. Para o IMT, contribuir com o desenvolvimento e os testes dessa tecnologia é uma forma concreta de aplicar a inovação em benefício direto das pessoas e da construção de cidades mais seguras”, explica o Professor Fernando Martins, responsável pelo projeto no Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia.
O Relatório de Direção está em fase de testes para calibração dos sensores de telemetria com o app da 99. No último domingo, 18, pilotos profissionais realizaram diferentes tipos de manobras em um circuito de pista no campus da Mauá, em São Caetano do Sul. Os dados foram coletados e parametrizados por especialistas do instituto e servirão de referência para que a ferramenta possa identificar o comportamento do motociclista na direção de forma extremamente precisa. A previsão é que o Relatório de Direção Segura esteja disponível para os motociclistas parceiros com as informações de telemetria já no segundo semestre de 2025.
Segurança nas corridas
A segurança é um compromisso inegociável para a 99, e nossas ações reforçam esse compromisso diariamente. Acreditamos que a tecnologia e a inovação tornam o modal mais seguro. Em dois anos de operação, e mais de 1 bilhão de corridas intermediadas pela plataforma, 0,0003% das corridas da 99Moto registraram acidentes. A empresa oferece conteúdo educativo, checagem e monitoramento dos motociclistas parceiros em tempo real, além de mais de 50 ferramentas de proteção. Além disso, a 99 investe continuamente em campanhas de conscientização e educação periódicas sobre segurança no trânsito e direção defensiva. Os conteúdos possuem como base o Guia da Comunidade 99, documento elaborado em parceria com o Instituto Ethos, que divulga dicas práticas sobre regras e leis de trânsito, direção segura e o que é ou não permitido durante as viagens.
SOBRE A 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
SOBRE O INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento, apoiados por 130 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.
A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.
O IMT é reconhecido como uma das principais instituições de ensino do Brasil e da América Latina, com acreditações e parcerias internacionais. Até hoje, mais de 22 mil profissionais formados pelo IMT se destacam no mercado, empreendendo e ocupando posições de liderança.