Primeira turma da GCM de São Bernardo completa 26 anos com expansão estrutural e avanço tecnológico na segurança

Ao completar 26 anos da formação da primeira turma nesta quarta-feira (18/2), a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo celebra sua trajetória na proteção do patrimônio público e no apoio direto à população, consolidando-se como pilar da segurança municipal. A corporação chega à data em um cenário de ampliação tecnológica, melhor estrutura e fortalecimento das frentes de atuação, resultado de investimentos realizados na gestão do prefeito Marcelo Lima.

Formada em 18 de fevereiro de 2000, a primeira turma iniciou as atividades em um período de implantação da corporação, com recursos limitados e quadro reduzido. Integrante daquela formação, o GCM 1ª Classe Wellington relembra que o início foi marcado pelo pioneirismo e pela construção de uma identidade institucional. "O maior desafio era a aceitação, tanto por parte da população quanto de outras forças policiais, além de estruturar protocolos do zero", afirmou. Ao falar da trajetória, ele ressalta que diversas ocorrências foram marcantes no período. "Não existe apenas uma grande ocorrência, mas vários momentos que ficam registrados na memória. Entregar uma criança desaparecida em segurança à genitora, por exemplo, pode parecer algo simples para quem olha de fora, mas para a família é a diferença entre o desespero e o alívio."

Para o agente, a transformação da categoria é evidente no dia a dia. "A mudança foi da vigilância para a segurança estratégica. Saímos de um foco puramente de proteção de bens, serviços e instalações para uma atuação ostensiva, com a missão de proteger e servir." Ao completar 26 anos desde a primeira turma, ele afirma que é possível enxergar o quanto a instituição avançou desde aquele início.

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou que a consolidação da corporação é resultado de uma construção contínua iniciada pela primeira turma. "Sem dúvida, a trajetória da Guarda é um legado construído com muito trabalho ao longo desses 26 anos. Hoje, com os investimentos realizados na estrutura, na tecnologia e na capacitação do efetivo, conseguimos fortalecer ainda mais essa história e oferecer uma resposta mais qualificada à população."

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA — Em 2025, na gestão do prefeito Marcelo Lima, a GCM ampliou sua atuação territorial e consolidou programas permanentes como as Operações Dorme Bem, Bairro Mais Seguro, Segurança Direto ao Ponto e a implementação do atendimento 24 horas da Guardiã Maria da Penha, todos orientados por dados técnicos do Observatório de Segurança e monitoramento em tempo real.

Na atual gestão, o município expandiu a infraestrutura tecnológica da Guarda, que passou a operar com mais de 1.000 câmeras integradas. Além de convênio com o Muralha Paulista.

A modernização do aparato operacional incluiu a entrega de 25 carabinas CTT calibre .40 e a incorporação de 420 munições de uso controlado, após quatro anos sem aquisição desse tipo de material, reforçando a capacidade de atuação em ocorrências de maior complexidade. No campo da valorização profissional, foram promovidas 2.553 horas-aula de capacitação, com 4.616 participações registradas em cursos técnicos e treinamentos operacionais.

A estrutura institucional também foi fortalecida com a nova sede do Comando da GCM no Baeta Neves e a revitalização da Corregedoria, além da criação da Casa de Passagem, integrada à Guardiã Maria da Penha, que encerrou 2025 com 2.038 ocorrências atendidas, 31 prisões efetuadas e 381 mulheres assistidas.

CIDADE DA POLÍCIA - Como parte do conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública, a Prefeitura formalizou, em 12 de fevereiro, a entrega da área de 22.500 m² da antiga base administrativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) ao Governo do Estado para a implantação da Cidade da Polícia no município. No complexo, está prevista a instalação da DDM 24h (Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas), demanda histórica da cidade.

O prefeito Marcelo Lima frisou que os investimentos integram uma política contínua de priorização da segurança pública. "Estamos estruturando a Guarda para que tenha cada vez mais condições de atuar com eficiência e responsabilidade. Quando investimos em tecnologia, equipamentos e capacitação, estamos investindo diretamente na proteção da população e na qualidade do serviço prestado à cidade."