Prefeitura de Diadema cria comunidade de WhatsApp voltada à juventude
Se você é jovem em Diadema e está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, cursos e formações gratuitas, dicas de saúde e de lazer, e até informações sobre seus direitos, saiba que pode encontrar tudo isso em um só lugar. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, acaba de lançar o Canal Jovem, comunidade de grupos de WhatsApp que abordam assuntos de interesse dessa parcela da população.
Como explica Iza Oliveira, coordenadora Municipal da Juventude, a ideia é que os jovens acessem esses grupos de duas formas: escaneando o QR Code (que está sendo divulgado no site da Prefeitura) ou pelo telefone (11) 94271-5051.
Depois disso, o interessado vai ter informações e poderá interagir em uma comunidade do aplicativo com cinco grupos de discussão, cada um abordando um tema: Vagas & Oportunidades, Cursos & Capacitação, Eventos & Lazer, Saúde & Cuidado e Direitos & Participação.
Nos grupos estarão presentes representantes da Coordenadoria da Juventude, preparados para orientar, compartilhar informações confiáveis e ouvir o que os jovens têm a dizer.
Em cada grupo, serão divulgadas todo tipo de informação que faça diferença no dia a dia dos jovens: links para cursos gratuitos e profissionalizantes; vagas de emprego e estágios; ações e serviços de saúde; atividades de esporte, cultura e lazer promovidas pela Prefeitura; eventos, editais e programas.
Iza Oliveira esclarece que a ideia nasceu durante a 7ª Conferência da Juventude, realizada em 2025. “Nesse evento, muitos jovens disseram que faltava um canal direto com informações relevantes para eles. Isso mostra que, muitas vezes, a informação e a oportunidade existem, mas não chegam a quem realmente precisa.”
“O Canal Jovem surge exatamente com esse propósito: aproximar, informar e criar pontes. Fazer com que as informações, oportunidades, serviços e ações cheguem a quem é de direito, os jovens da nossa cidade, que hoje são mais de 85 mil”, afirma.
Ainda de acordo com a coordenadora, o Canal nasce como um espaço de conexão, escuta e construção coletiva. “Escutar os jovens é parte central do projeto. Os grupos também vão servir para ouvir opiniões, necessidades e ideias. Alguns temas que podem surgir são: dificuldades para entrar no mercado de trabalho, saúde mental, mobilidade na cidade, espaços de lazer, cultura jovem, esportes, educação, participação social e até sugestões de projetos e eventos para a cidade. Nossa ideia é que, com o tempo, o Canal se constitua em um espaço vivo, onde a Prefeitura compartilha informações importantes, mas onde os jovens também trocam experiências, ideias, dúvidas e sugestões. Não é só informar, é construir junto”, completa.

