Referência em teatro para crianças, Cia Vagalum Tum Tum viaja em turnê pelo Interior com nova peça
Referência no teatro feito para crianças e jovens e na adaptação da obra do bardo inglês para as novas gerações, a Cia Vagalum Tum Tum comemora seus 25 anos na estrada com o projeto de circulação de seu mais recente espetáculo, As Luvas de Shakespeare. O projeto é realizado através do ProAC ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Birla Carbon.
A turnê - que leva a história da vida do dramaturgo inglês a diversas regiões do Estado de São Paulo - inclui apresentações gratuitas em várias cidades de São Paulo e região Metropolitana. Começa em Mauá dia 8 de fevereiro, às 16 horas, no Teatro Municipal de Mauá (r. Gabriel Marques, 353).
As viagens seguem por Santo André (27/2), Cubatão (13/3), Santos (14/3) e São Paulo (de 21/3 a 19/4), além de prever passagens por Bragança Paulista, Votorantim e Campinas. Ver agenda de apresentações e endereços no final do texto.
Após cada sessão, o público é convidado a participar de um bate-papo com a equipe artística, promovendo reflexões sobre os temas abordados no espetáculo e ampliando a experiência teatral. Além das encenações, o projeto oferece a palestra "A Função Social do Palhaço e Seu Poder Transformador" nas cidades da circulação.
A companhia utiliza a técnica da commedia dell’arte para aproximar o público de temas clássicos. O trabalho articula vida e obra de uma grande personalidade teatral à ludicidade do fazer artístico, mostrando como a linguagem dos palhaços pode democratizar o acesso a conteúdos fundamentais da história do teatro.
Segundo o diretor Angelo Brandini, a escolha do tema é estratégica para a formação de novos públicos. “Contar a história da vida de William Shakespeare para crianças e jovens é muito importante, pois ele é um dos maiores poetas e dramaturgos do mundo. Suas histórias falam de amor, amizade, ambição e justiça — temas que interessam a todas as pessoas, de qualquer idade. As Luvas de Shakespeare é a nossa homenagem ao teatro e a todas as pessoas que gostam de assistir e fazer teatro. Esperamos inspirar as crianças a usarem a imaginação para criarem seus personagens e suas próprias histórias.”
Sinopse
A peça narra a trajetória de William Shakespeare desde a infância, quando o contato com uma trupe mambembe desperta seu desejo de ser ator. Ao seguir para Londres, ele começa trabalhando na guarda de carruagens nos arredores dos teatros até que, por um acaso do destino, é convidado a substituir um ator em um ensaio dos palhaços Juca e Pinduca.
O diferencial da trama reside em um par de luvas herdado de sua avó. Shakespeare acredita que sua inspiração para escrever as peças que o tornariam famoso está diretamente ligada ao uso desses acessórios. A trama se desenvolve entre o sucesso da companhia e os desafios enfrentados quando o jovem autor perde suas luvas e, consequentemente, sua confiança criativa.
Sobre a Cia Vagalum Tum Tum
Fundada em 2001 por Angelo Brandini e Christiane Galvan, a Cia Vagalum Tum Tum é uma das companhias mais premiadas do país. Desde 2007, o grupo foca na adaptação da obra de William Shakespeare para o universo infantil, acumulando prêmios de prestígio como o APCA (por espetáculos como Othelito, O Bobo do Rei, Bruxas da Escócia e Henriques), o Prêmio FEMSA e o Prêmio Shell 2023 de Melhor Cenário por Meu Reino por um Cavalo.
A pesquisa do grupo é pautada pelo olhar transformador do palhaço. Como extensão dessa pesquisa, a circulação oferece a palestra "A Função Social do Palhaço e Seu Poder Transformador", onde Angelo Brandini contextualiza a figura do palhaço desde os xamãs e bobos da corte até a ocupação de espaços contemporâneos, como hospitais, defendendo a criatividade como uma ferramenta acessível a todos.
Os espetáculos que compõe o ativo repertório são: Othelito (2007) - Prêmio APCA e FEMSA de Melhor Texto Adaptado; O Bobo do Rei (2010) - Prêmio FEMSA de Teatro Infantil 2010 de Melhor Direção, Melhor Figurino e Atriz Revelação, Prêmio APCA de Melhor Elenco de 2010; O Príncipe da Dinamarca (2011) - Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2011 por Melhor Trabalho para o Público Infanto-Juvenil e Premio FEMSA de Teatro Infanto-Juvenil 2011 de Melhor Texto Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante; Bruxas da Escócia (2013) - APCA por Melhor Espetáculo com Texto Adaptado, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil de Jovem de Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante; Henriques (2016) - Prêmio APCA 2016, Melhor Espetáculo com Texto Adaptado e PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM 2017 de Melhor Texto Adaptado e eleito Melhor espetáculo para crianças de 2016 pelo Guia da Folha-SP; Meu Reino por um Cavalo (2022) - APCA 2022 de Melhor Elenco e Shell 2023 de Melhor Cenário.
Serviço
MAUÁ
Data: 08/02 às 16h. Local: Teatro Municipal de Mauá (R. Gabriel Marques, 353). Telefone: (11) 4512-7480. Capacidade do espaço: 517. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SANTO ANDRÉ
Data: 27/02 às 19h30
Local: Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12)
CUBATÃO
Data: 13/03 às 20h
Local: Teatro do Kaos (Praça Joaquim Montenegro, 34)
SANTOS
Data: 14/03 às 16h
Local: Teatro Guarany (Pr. dos Andradas, 100)
SÃO PAULO
Data: 21/03 a 19/04 (Sábados e domingos às 16h)
Local: Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770)
Sessão com intérprete de LIBRAS disponível.
Próximas cidades:
Bragança Paulista, Votorantim e Campinas (agendas a confirmar para maio).

