Curso de Medicina da USCS obtém nota 4 no Enamed

Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação divulgou o resultado da 1ª edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Nele, o curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), do Campus São Caetano do Sul, obteve nota 4, na classificação que vai de 1 a 5, resultado que coloca o curso entre os mais bem avaliados do país.

"A nota obtida pelo curso de medicina da USCS no Enamed reflete a qualidade do ensino oferecido pela Instituição e os conhecimentos e competências dos estudantes do curso. Além de ser esse reflexo da atuação das duas partes (aluno e universidade), o Exame é de grande importância para o estudante, já que o Enamed também pode ser usado para o Enare (Exame Nacional de Residência Médica, promovido pelo Ministério da Educação), para a sociedade e para o Estado, uma vez que os resultados mostram onde é preciso interferir. Instituições de Ensino Superior têm uma responsabilidade social de formar profissionais competentes, e que é fiscalizada pelos órgãos responsáveis. E resultados em exames de larga escala apontam onde ele precisa atuar", explica o reitor da USCS, professor Leandro Prearo.

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 está em sua 1ª edição. A prova aconteceu em 19/10/25. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e também de outros semestres. Prestaram o Enamed, alunos de último e penúltimo semestres da USCS.

Sobre o Enamed – O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Inep, tem por base os critérios definidos para o Enade, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os normativos, bem como as legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e que se referem à área médica. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.