Espaço de Enfermagem inaugurado no Hospital Mário Covas servirá como modelo do Coren-SP para o Estado
O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), localizado em Santo André, inaugurou, em 21 de janeiro, uma sala de descanso destinada exclusivamente à equipe de enfermagem da unidade. O novo espaço foi idealizado para oferecer acolhimento, conforto e descompressão aos profissionais, reconhecendo que o descanso também é parte fundamental da qualidade da assistência prestada aos pacientes.
A inauguração contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), entre eles a vice-presidente Ana Paula Guarnieri e o conselheiro Marcus Vinicius de Lima Oliveira, além do diretor-geral do HEMC, Dr. Eduardo Grecco, e da gerente de enfermagem, Juliana Mazzei, reforçando a relevância institucional da iniciativa.
Para a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, a iniciativa do Hospital Estadual Mário Covas representa um avanço importante para toda a rede de assistência à saúde da região. “Nós, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, entendemos que o Mário Covas inicia um exemplo regional quando pensamos em padrão de cuidado e valorização profissional. Quando observamos o reconhecimento que a população tem pela instituição, percebemos que esse tipo de iniciativa reverbera para toda a rede de assistência à saúde. Ter um espaço organizado e destinado ao profissional de enfermagem é afirmar que esses profissionais fazem a diferença”, destacou.
Segundo o conselheiro Marcus Vinicius, a sala de descanso do Hospital Estadual Mário Covas, administrado pela Fundação do ABC, servirá como exemplo regional para a implantação de espaços semelhantes em outras instituições de saúde. Ele ressaltou que a existência de um ambiente planejado e estruturado especialmente para a enfermagem contribui diretamente para a dignidade profissional e para a valorização da categoria. “É uma grata satisfação encontrar um espaço destinado aos profissionais de enfermagem, projetado com características que contribuem para a melhoria das condições de trabalho, além de proporcionar momentos de descompressão. Isso permite que esses profissionais estejam mais aptos a prestar assistência aos pacientes aqui no Hospital Mário Covas”, comentou.
Ele completou: “Inclusive, gostaria de pedir permissão para a administração do hospital para que o Coren-SP possa utilizar as imagens dessa sala de descanso para que sirva de exemplo, a fim de que outras instituições também disponibilizem ambientes de descanso adequados e exclusivos para a enfermagem”, destacou.
Localizada no primeiro andar do hospital, a sala foi planejada para atender às necessidades dos profissionais de enfermagem. O ambiente conta como item principal dez espreguiçadeiras, proporcionando um local apropriado para pausas, intervalos de descanso e momentos de relaxamento antes ou após o turno de trabalho.
O diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas, Dr. Eduardo Grecco, ressaltou que o espaço foi planejado para atender às necessidades reais do cotidiano da enfermagem. “Essa é uma área de descompressão pensada para que o profissional, durante ou ao final do plantão, possa relaxar e descansar por alguns minutos em um ambiente preparado para isso. O espaço conta com climatização adequada, iluminação planejada para acalmar e promover bem-estar. Nossa preocupação é proporcionar um ambiente em que o profissional se sinta acolhido, trabalhe com motivação e tenha sua dignidade respeitada”, afirmou. A gerente de enfermagem do HEMC, Juliana Mazzei, ressaltou o significado da iniciativa. “Esse espaço representa o quanto a instituição valoriza e acolhe os profissionais de enfermagem”.
Ao todo, os 795 profissionais de enfermagem que atuam no hospital poderão utilizar o espaço, que é destinado exclusivamente à categoria, incluindo técnicos, auxiliares, enfermeiros e lideranças. A sala também poderá ser utilizada por colaboradores de enfermagem que chegam antes do início do expediente ou que desejam organizar as ideias e relaxar após o horário de trabalho.
A iniciativa acompanha o movimento nacional de valorização da enfermagem e está alinhada à atualização feita pela Lei nº 14.602/2023 do artigo 15-E da Lei nº 7.498/1986. Com a nova redação da legislação, as instituições de saúde, públicas e privadas, devem oferecer aos profissionais de enfermagem condições adequadas de repouso, durante todo o horário de trabalho.

